Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM é uma entidade jurídica de direito privado, sem ­fins lucrativos, com sede em Brasília. Criada em 25 de outubro de 1991 para representar as instituições de ensino superior público estadual e municipal do país, atualmente congrega 45 Instituições de Ensino Superior, distribuídas em 22 estados. Conta com aproximadamente 701.000 alunos regularmente matriculados, dos quais 589.584 na graduação e 111.483 em programas de pós-graduação Stricto Sensu.

 

A ABRUEM está permanentemente comprometida com a qualidade da educação superior pública, com a interiorização das universidades e a democratização do acesso ao ensino superior público.

 

Tem como objetivos promover a integração, a valorização e a defesa das IES afi­liadas em nível nacional, ampliar a participação das associadas em Programas do Governo Federal, a participação em todos os editais dos órgãos federais de apoio a pesquisas e investimentos nas IES públicas brasileiras e proporcionar às suas filiadas oportunidade de estabelecer convênios, acordos de cooperação, intercâmbios culturais e mobilidade acadêmica nacional e internacional.