Inscrições abertas para mobilidade nacional 2017/01

17/10/2016

 

Estão abertas as inscrições para os estudantes das universidades filiadas à Associação dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) participarem do Programa de Mobilidade Nacional (PMN).

Ao todo são oferecidas 1.293 vagas no Programa para o semestre 2017/1. As inscrições podem ser feitas AQUI.

O prazo para inscrições vai até o dia 25 de novembro. Os resultados finais serão divulgados entre os dias 28 de novembro e 16 de dezembro, e as aulas terão início em janeiro, fevereiro ou março de 2017, conforme calendário acadêmico da IES de destino.

O objetivo do PMN é proporcionar aos acadêmicos trocas culturais e contato com novas realidades em Instituições de Ensino Superior (IES) de outras cidades e estados brasileiros.

Para o primeiro semestre de 2017, 22 instituições já divulgaram seus editais com o intuito de selecionar novos acadêmicos.

Editais

Os estudantes que tenham interesse na mobilidade nacional devem identificar quais dessas universidades oferecem os cursos nos quais eles atualmente estão matriculados. Confira AQUI a lista de instituições.

Cada uma das instituições lança editais próprios para receber estudantes em seus cursos, por isso é preciso que os estudantes interessados fiquem atento aos prazos e editais.

Os interessados em fazer a mobilidade devem encaminhar um plano de estudos aprovado pelo coordenador do curso de origem, bem como uma carta de recomendação assinada pelo departamento da universidade de origem.
Detalhes sobre os documentos exigidos e os prazos da candidatura são definidos por cada uma das universidades filiadas à Abruem.

Alunos de outras Instituições

Para o Programa, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) oferece 153 vagas para estudantes de outras IES. O edital para participar do PMN na UEG está disponível AQUI.

Confira abaixo os principais passos a serem seguidos, as dúvidas frequentes sobre a participação no Programa de Mobilidade Nacional da Abruem e um vídeo com o depoimento da estudante Camila Casagrande, que participou do Programa na UEG:

 

 

(Cecom UEG | ABRUEM)