PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PROGRAMA DE MOBILIDADE ABRUEM

Qual é o primeiro passo para me candidatar?
O primeiro passo é identificar as universidades que oferecem vagas para o seu curso. Confira neste link quais são os cursos oferecidos por cada instituição.

 

Quais universidades estão recebendo candidaturas para o 1º semestre de 2016?
12 instituições estão oferecendo vagas para o Programa de Mobilidade. São elas: Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Estadual do Ceará (UEC), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade de Taubaté (Unitau), Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e a Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp).

 

Quais são os prazos para se candidatar?
É importante notar que em razão das diferenças nos calendários acadêmicos, cada universidade adotou um período específico para o recebimento de candidaturas. Quanto mais cedo você escolher a universidade, mais tempo terá para montar sua uma candidatura. Clique AQUI e confira os prazos!

 

Quais documentos devo apresentar?
Os documentos necessários para a inscrição podem variar de universidade para universidade. Em geral, são pedidos:
Histórico Acadêmico;
Currículo Lattes atualizado;
Plano de Estudos;
Carta de Recomendação;

 

Terei algum tipo de auxílio para realizar a mobilidade?
Cabe a cada IES participante do PMN, criar programas de bolsas para apoio a mobilidade nacional, afim de que seu estudante possa ter a oportunidade de vivenciar experiências de intercambio em sua formação acadêmica.

 

Quem devo contatar na universidade de destino?
Para obter mais informações a respeito dos cursos oferecidos em determinada universidade estadual, é importante entrar em contato com o coordenador Institucional de Mobilidade. O link com os nomes dos coordenadores pode ser acessado AQUI.
O coordenador tem um papel muito importante no seu processo de mobilidade. Ele te dará informações sobre a cidade, moradia, e outras dicas relevantes.

 

Plano de Estudos? O que é isso? Como devo escolher as disciplinas que desejo estudar?
O Plano de Estudos é crucial para a candidatura e consiste em um quadro comparativo entre as disciplinas que gostaria de cursar na universidade escolhida e as disciplinas correlatas oferecidas em sua própria universidade.
É importante dizer que você possui liberdade para escolher a quantidade e o tema das disciplinas que deseja cursar. O estudante deve deixar explicito em seu plano de estudos quais as disciplinas deseja estudar, bem como as informações a respeito das mesmas (número de créditos/horas, ementa básica e matérias relacionadas em sua universidade).

 

As matérias cursadas na Mobilidade serão aproveitadas quando eu voltar?
Desde que possuam ementas compatíveis ao aproveitamento de disciplinas!