PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PROGRAMA DE MOBILIDADE ABRUEM

Qual é o primeiro passo para me candidatar?
O primeiro passo é identificar as universidades que oferecem vagas para o seu curso. Confira neste link quais são os cursos oferecidos por cada instituição.

 

Quais universidades estão recebendo candidaturas para o 2º semestre de 2017?
27 instituições estão oferecendo vagas para o Programa de Mobilidade. São elas: Centro Universitário Municipal De Franca – Uni-Facef; Universidade Estadual De Roraima – UERR; Universidade Estadual Do Piauí – UESPI; Universidade Do Estado De Santa Catarina – UDESC; Universidade De Pernambuco – UPE; Universidade Estadual De Maringá – UEM; Centro Universitário De Mineiros – UNIFIMES; Universidade Do Estado Do Amapá – UEAP; Universidade Estadual De Santa Cruz – UESC; Universidade Do Estado De Mato Grosso – UNEMAT; Universidade Estadual De Feira De Santana – UEFS; Universidade Estadual Do Ceará – UECE; Universidade De Rio Verde – UNIRV; Universidade Estadual Do Norte Do Paraná – UENP; Universidade Estadual Do Maranhão – UEMA; Universidade Estadual Do Centro-Oeste – UNICENTRO; Universidade De Ciências Da Saúde De Alagoas – UNCISAL; Universidade Estadual De Londrina – UEL; Universidade Do Estado Do Amazonas – UEA; Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro – UERJ; Universidade De Taubaté – UNITAU; Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia – UESB; Universidade Do Estado De Minas Gerais – UEMG; Universidade Estadual de Goiás – UEG; Centro Universitário Das Faculdades Associadas De Ensino - UNIFAE; Universidade Do Estado Do Rio Grande Do Norte – UERN; Universidade Estadual do Pará – UEPA;

 

Quais são os prazos para se candidatar?
É importante notar que em razão das diferenças nos calendários acadêmicos, cada universidade adotou um período específico para o recebimento de candidaturas. Quanto mais cedo você escolher a universidade, mais tempo terá para montar sua uma candidatura. Clique AQUI e confira os prazos!

 

Quais documentos devo apresentar?
Os documentos necessários para a inscrição podem variar de universidade para universidade. Em geral, são pedidos:
Histórico Acadêmico;
Currículo Lattes atualizado;
Plano de Estudos;
Carta de Recomendação;

 

Terei algum tipo de auxílio para realizar a mobilidade?
Cabe a cada IES participante do PMN, criar programas de bolsas para apoio a mobilidade nacional, afim de que seu estudante possa ter a oportunidade de vivenciar experiências de intercambio em sua formação acadêmica.

 

Quem devo contatar na universidade de destino?
Para obter mais informações a respeito dos cursos oferecidos em determinada universidade estadual, é importante entrar em contato com o coordenador Institucional de Mobilidade. O link com os nomes dos coordenadores pode ser acessado AQUI.
O coordenador tem um papel muito importante no seu processo de mobilidade. Ele te dará informações sobre a cidade, moradia, e outras dicas relevantes.

 

Plano de Estudos? O que é isso? Como devo escolher as disciplinas que desejo estudar?
O Plano de Estudos é crucial para a candidatura e consiste em um quadro comparativo entre as disciplinas que gostaria de cursar na universidade escolhida e as disciplinas correlatas oferecidas em sua própria universidade.
É importante dizer que você possui liberdade para escolher a quantidade e o tema das disciplinas que deseja cursar. O estudante deve deixar explicito em seu plano de estudos quais as disciplinas deseja estudar, bem como as informações a respeito das mesmas (número de créditos/horas, ementa básica e matérias relacionadas em sua universidade).

 

As matérias cursadas na Mobilidade serão aproveitadas quando eu voltar?
Desde que possuam ementas compatíveis ao aproveitamento de disciplinas!